Colaboradores da LUSH em toda a Europa pintam o corpo para contar a história da destruição dos mares
Porque a cosmética não é só beleza...
A organização não-lucrativa BLOOM e a
LUSH apoiam a proibição histórica da UE da pesca de arrasto de fundo em
alto-mar
Quando: Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014, às 12h00
Onde: Loja LUSH no Centro Comercial das Amoreiras em Lisboa
O quê: Uma espantosa obra de arte que representa uma forma de
vida do oceano profundo vai ser criada meticulosamente no corpo de um membro da
equipa LUSH e simbolicamente removido em segundos para representar a destruição
e os danos causados pela pesca de arrasto de fundo em alto-mar.
De 8 a 14 de Setembro de 2014,lojas
da LUSH Cosméticos Frescos Feitos à Mão em toda a Europa, organizam uma campanha
para sensibilizar o público acerca da destruição causada pela pesca de arrasto de
fundo em alto-mar e também para pedir aos governos europeus para apoiarem a
proibição oficial do que foi apelidado pelos cientistas de “o engenho de pesca
mais destrutivo na história”. A organização não-lucrativa BLOOM, dedicada à
conservação dos mares, aliou-se à LUSH para atrair a atenção do público para o
estado das águas profundas dos mares da Europa. No dia 10 de Setembro irá
ocorrer uma performance ao vivo de pinturas corporais de criaturas marinhas, em lojas-chave LUSH
em toda a Europa simbolizando a espetacular diversidade da vida marinha e a sua
extrema vulnerabilidade.
O oceano profundo é o maior habitat
no planeta que reúne formas únicas de vida marinha, incluindo corais e esponjas
que estão vivas há milhares de anos. Contudo, estão a ser destruídas pela pesca
de arrasto de fundo em alto-mar que arrasta pelo fundo do mar, redes gigantes
com cabo e placas de aço de mais de duas toneladas que atravessam o fundo dos
oceanos, apenas para apanhar um pequeno número de peixes de baixo valor
comercial.
Os Ministros Europeus das Pescas estão
atualmente a discutir a reforma dos regulamentos da UE sobre a gestão da pesca
em profundidade e, em particular, a proibição oficial da proposta contra o
método de pesca mais destrutivo: a pesca de arrasto de fundo em alto-mar.
A BLOOM e a LUSH estão a apelar á
opinião pública para pressionar os Ministros das Pescas e os Governos Europeus
para proibirem a pesca de arrasto de fundo em alto-mar.
O sucesso desta proibição representa um marco histórico na luta para a
proteção dos nossos mares contra uma destruição desnecessária. A pesca de
arrasto de fundo em alto-mar é um método de pesca dispendiosa, dependente de
subsídios, altamente dependente de combustíveis fósseis da qual não provêm
resultados económicos positivos e que destrói o frágil habitat natural dos
mares europeus.
A proibição da pesca de arrasto em
alto-mar foi exigida por mais de 300 cientistas de todo o mundo.
Claire Nouvian, fundadora da BLOOM comenta: “A
mobilização organizada pela BLOOM e pela LUSH vai ser crucial no processo de
alertar os governos europeus de que os cidadãos se preocupam com o futuro da
nossa herança marinha comum e do maior reservatório de espécies nos oceanos.”
Acerca da BLOOM
A BLOOM é uma organização não-lucrativa,
fundada em 2004 por Claire Nouvian, com sede em França e Hong-Kong que organiza
campanhas contra a destruição dos nossos oceanos através de programas de
sensibilização, investigações independentes e apoiando mudanças nas práticas
privadas e industriais.
www.bloomassociation.org/en
Acerca da LUSH
A LUSH cria, produz e distribui cosméticos frescos feitos
à mão, tais como bombas de banho efervescentes, pasta de dentes sólida e barras
de champô. A LUSH opera segundo uma política restrita contra os testes em
animais e apoia o comércio justo e iniciativas de comunidades em todo o mundo.
A LUSH lidera o mercado no que diz respeito ao combate ao uso de embalagens
desnecessários, vendendo os seus produtos “nus”.
A LUSH opera segundo uma política restrita contra os
testes em animais e em 2012, fundou o Lush Prize (em conjunto com a Ethical
Consumer) no qual um prémio, no valor de 25 mil libras, é atribuído a
políticos, investigadores e lobistas que estão a trabalhar no sentido de acabar
com os testes em animais.
A LUSH tem atualmente 900 lojas em todo o mundo e está
presente em 51 países.
Junta-te à conversa @Bloom_Fr http://twitter.com/Lush_Portugal
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