quarta-feira, 6 de março de 2013

Emagrecer para viver * 1

Boa noite! :)

Há dois dias, perguntei, no Facebook, se estariam interessad@s numa nova rubrica sobre emagrecimento, saúde e bem-estar. Quem respondeu, fê-lo positivamente. Assim, aqui está ela.

Recentemente, fui a uma nutricionista, porque tenho excesso de peso que já está a interferir com o normal funcionamento do meu corpo, uma vez que tenho a tensão mínima um bocadinho alta e as pulsações também. A esmagadora maioria das pessoas tem a máxima alta, mas eu tinha que ser diferente lol. Pode estar relacionado com o stress, mas, mesmo assim, estou a tomar meio comprimido de um medicamento que controla o batimento cardíaco. Com 26 anos, esta conjuntura assusta.

Sinto-me bem, no dia a dia, não tenho tido problemas graves ou doenças, mas sinto que chegou a uma altura em que tenho que parar de comer como comia. O meu problema não é comer fritos, bolos ou gorduras (não gosto!), mas comer em grandes quantidades, como batatas cozidas ou arroz... Normalmente, janto sempre peixe cozido com legumes e batatas cozidas, desde sempre, e comia duas a três batatas... Muito! Com a ida à nutricionista, isto, por exemplo, acabou. 

Vai custar, vai, sim, até porque sou um bom garfo, mas a comida não é mais forte do que eu.

Assim, estou a pensar em mostrar-vos, uma vez por semana, o que como e o que tenho feito para perder peso. Sei que há muita gente nas mesmas condições que eu e sei que é uma luta constante. Contudo, pensem que somos mais fortes do que qualquer comida!

Aliado a isto, tenho de caminhar 150 minutos por semana (detesto exercício físico!), mas tem que ser. Segundo as minhas médicas, vai estabilizar o batimento cardíaco, ajudar a perder peso e gordura e auxiliar no processo de deixar o tal medicamento.

Nunca tive problemas sociais com o facto de ser gordinha. Tenho namorado (há quase oito anos), amigos, dou aulas numa faculdade, sou investigadora e foneticista (com muito orgulho) e dou explicações. Aliás, nem me interessa muito o que a sociedade pensa de ser cheiínha ou deixar de ser. Quero emagrecer pela minha saúde, apenas, para ser (ainda) mais feliz!

Para terminar, deixo-vos uma curiosidade:
- 100gr de baratas cozidas têm 80 calorias e o mesmo peso de batatas fritas tem 480 calorias.

Num próximo post, escreverei o que a nutricionista me mandou fazer/comer, mais concretamente, tendo em conta o meu estilo de vida.

S*

10 comentários:

Paula Rodrigues disse...

Ainda bem que cada vez mais as pessoas decidem emagrecer não apenas pela vertente estética mas sim pela saude.
Gostei do post vou ficar à espera que publiques mais informações à cerca deste assunto.
Beijinhos
http://paulacristinarodrigues.blogspot.pt/

saracr disse...

mt bem cow, se comece 3 batatas cozidas à noite a seguir dáva.m uma coisinha má lool..desde k cortei no pão torrado com manteiga todos os dias (n tempo d secundário) emagreci 10 kg..até hj assim o faço e ando spr de garrafa de água atrás, spr! 1,5l d água todos os dias.

Papoila disse...

Olá! Não conhecia o teu blog, mas cá estou e vou seguir-te. Espero que comeces com toda a força, mas tenho a certeza que vais conseguir ter ótimos resultados e vais senti-los no coraçanito logo logo. Eu comecei a 3455697002 "dieta" no verão do ano passado, e parece-me que finalmente, antes dos 40, consegui perceber-me. Já perdi cerca de 22 kg, sem drunfs, mas com um plano alimentar adequado às minhas necessidades, gostos pessoais e rotinas (obviamente que tem sempre de haver alguma restrição, que no meu caso, e que acho fazer todo o sentido, não foi na abolição de nenhum grupo alimentar,mas nas quantidades). Pus sempre cremes (a pele de uma trintona já na é a mesma coisa, snif), e só em inícios de novembro comecei a fazer atividade física (no meu caso, como até gosto de ginástica, experimentei uns videos da Jillian- treinadora do Biggest Looser, e gostei. E como costumo dizer: se eu consigo, qualquer um consegue. Só tem é de ser na altura certa...tem mesmo de se querer! Força!

Saritha disse...

Olá!
Acabei de deixar um selo no meu blog para ti!

Beijinhos,
Saritha♥Champô&Verniz

Teresa Casanova disse...

OLA! bem, estou a ver que temos as duas os mesmos problemas. hoje fui a nutricionista e a minha tensao alta muito provavelmente é devido ao excesso de peso. objetivo inicial: emagrecer 8kg. ja estou como tu, vai custar pq sou tb um bom garfo e pq "dispenso" exercicio fisico. mas no dia 1 de março inscrvi me no gym e vai ter de ser a doer. alias....ja doi...dores musculares e isso. É SP EM FRENTE AGORA! FORÇA!!**

Teresa Casanova disse...

Para a frente é que é o caminho!! hoje fui a nutricionista e tenho que emagrecer 8 kg. isso tb vai contribuir para descida da minha tensao! fiquei super assustada com as minhas tensoes!!!Por isso, cortar a ração e ginasticar muito! NOS CONSEGUIMOS!! beijooo

Susana Almeida disse...

O meu problema é mais ser gulosa, mas tambem tenho de meter na cabeça que esta na hora de mudar! Boa sorte =)*

Janina Ribeiro disse...

:)
Desejo-te boa sorte.
Eu já fiz mil e uma dietas mas a sério só fiz a minha última. Fiz 2 meses, sem exercício e perdi 5kg.
Agora quero perder mais 5kg mas falta a força para não comer o que quero e não enjoar do que posso comer.
Estou a fazer uma paragem para me "consolar". Não tenho engordado porque agora ando no ginásio 2/3 vezes por semana.

Dia 1 de Abril retomo a dieta para tentar perder mais 5kg. O ideal era perder 8
beijinhos e boa sorte. Vou acompanhando o teu progresso

Lau* disse...

Boa sorte!
Também perdi 20kgs com exercício físico e plano alimentar da nutricionista :)

Bjs

Gracinha disse...

É uma batalha que não é fácil. Mas com força de vontade tudo se consegue. E pela nossa saúde este pequeno sacrifício vale muito a pena. Digo-o porque já travei essa batalha e perdi quase 20kg!
Muita força e garra. Daqui a uns meses vais-te sentir ainda melhor com todos os benefícios desta mudança :)

Beijinho